14 de Março de 2018

9 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E OBRA DE STEPHEN HAWKING

Stephen Hawking, uma das mentes mais brilhantes da ciência moderna, faleceu aos 76 anos de idade – a 14 de março de 2018. Divulgador científico, astrofísico e teórico físico, foi-lhe diagnosticado esclerose lateral amiotrófica (ELA). Uma doença que o acompanhou durante grande parte da sua vida, mas que não o impediu de ter um percurso digno a nível pessoal e profissional.

 

De seguida, e na enquanto fãs assumidos de Stephen Hawking aqui no Odisseia, decidimos homenageá-lo revendo algumas das curiosidades da sua vida e obra que mais nos chamaram à atenção. Tome nota:

 

1 – NÃO FOI UM ALUNO BRILHANTE

Embora possa parecer surpreendente, Stephen Hawking não foi um aluno que se destacasse durante a sua infância. Ele próprio chegou a confessar que em criança lhe custou aprender a ler e que só passou a dominar a leitura já depois dos oito anos de idade. Não era mau aluno, mas não se destacava acima da média dos seus colegas.

 

2 – “NÃO VAI VIVER MAIS DE DOIS ANOS”

Quando aos 21 anos lhe diagnosticaram ELA, os médicos estimavam que não vivesse mais de dois ou três anos. Não obstante, Hawking quebrou todas as previsões do mundo da medicina. Sobrevivendo nada mais, nada menos, do que cinco décadas mais do que a esperança média de vida da sua doença.

 

3 – GRANDE SENTIDO DE HUMOR

O grande sentido de humor do cientista era, sem dúvida, um dos seus principais traços. A sua esposa, Jane Wilde, sempre disse que as suas brincadeiras e piadas foram o que fizeram com que se apaixonasse por ele. Stephen Hawking costumava dizer que a voz do seu sintetizador (DECtalk DRC01) era a voz mais agradável que alguma vez tinha ouvido e que graças a ela tinha muito sucesso junto do sexo feminino.

 

4 – A TERRA VAI ACABAR EM CHAMAS

Entre outras teorias, Hawking afirmou que dentro de 200 anos o nosso planeta poderia morrer. Consumindo-se numa imensa bola de fogo por volta do ano 2.600.

 

5 – ESCRITOR INFANTIL

Também dedicou parte da sua carreira a escrever para crianças. Em conjunto com a sua filha Lucy, participou em duas obras infantis sobre ciência (em 2007 e 2009): “A Chave Secreta do Universo” e “O tesouro cósmico”.

 

Fonte: wikimedia.org

 

6 – A BIOLOGIA É ABORRECIDA

Embora o desejo do seu pai fosse que Hawking dedicasse a sua carreira à medicina, o certo é que ele odiava a biologia por considerá-la “demasiado inexata e demasiado descritiva”, motivo pelo qual nunca seguiu tal via. Preferiu a física e o cosmos.

 

7 – UM PERSONAGEM MEDIÁTICO

Stephen Hawking foi um grande ícone da cultura popular e assim o demonstrou através de numerosas aparições em diferentes programas e séries de televisão, como “Os Simpsons” ou “The Big Bang Theory”. Para além disso, inspirou músicos e a sua vida foi adaptada ao grande ecrã com “A Teoria de Tudo” (2014).

 

8 – DEUS NÃO EXISTE

Em diversas ocasiões, Hawking declarou publicamente que era ateu. Explicando que a religião e a ciência não podem ir de mão dada. Entre as várias declarações que fez, afirmou:

“No passado, antes de entendermos a ciência, era lógico acreditar que Deus criou o universo. Mas agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que quis dizer quando disse que poderíamos conhecer ‘a mente de Deus’ é que compreenderíamos tudo o que Deus seria capaz de compreender caso existisse. Mas não há nenhum Deus. Sou ateu.”

 

9 – EXISTE VIDA EXTRATERRESTRE, SEM DÚVIDA

Para além de tudo isto, sabias que Stephen Hawking era um grande defensor da teoria que existe vida inteligente no espaço? No 50.º aniversário da NASA, aquando a sua apresentação em 2008, o astrofísico declarou qua acreditava profundamente na possibilidade da existência de seres com inteligência no resto do universo.

Stephen Hawking deixou-nos aos 76 anos. Connosco fica o seu brilhante legado científico e uma grande recordação de uma das mentes mais brilhantes dos nossos tempos.

Conhecia todas?

 

Fontes: supercurioso.com / lavidalucida.com / infobae.com

Fonte imagem principal: flickr.com

Tags: , , , ,