3 de Maio de 2017

Combate Armado: Da espada à metralhadora, estreia em maio no Odisseia

Em maio, o Odisseia continua a sua viagem ao passado, presente e futuro da tecnologia de guerra, com o especial Armas do Odisseia. Este mês, todas a quartas-feiras às 22:00, descubra a história apaixonante do armamento britânico na série Combate Armado: Da Espada à Metralhadora.

Na série, que estreia no dia 3 e será emitida todas as quartas às 22:00, o historiador e arqueçologo Sam Willis oferece-nos uma viagem apaixonante pela história do armamento britânico, deade a Alta Idade Média até à Primeira Guerra Mundial. Desde machados Vikings, espadas normandas e espingardas, à metralhadora Vickers ou à Mauser C-96, veremos como algumas das armas mais icónicas da Grã-Bretanha foram dando forma à sua história e identidade.

Começamos a viagem no dia 3 às 22:00, com o episódio Corte e Estocada. Neste primeiro episódio, Sam Willis segue a evolução do armamento durante a Idade Média. Começando pela Batalha de Ethandun em 878, Sam examina as armas e as táticas usadas pelo rei Alfredo para manter os vikings à distância. Depois viaja até França para examinar a famosa tapeçaria de Bayeux, onde se pode apreciar o enorme arsenal de Guillermo “o Conquistador” para a sua invasão a Inglaterra em 1066.

Seguimos na quarta-feira 10, às 22:00, com Big Bang. Neste episódio traçamos um percurso pela história da pólvora e o seu impacto nos campos de batalha. A viagem arranca no século XIII, quando o monge Roger Bacon deixou por escrito a fórmula. Continua com o assassinato de Jacobo Estuardo, o primeiro através de uma arma de fogo, tanto quanto se tem conhecimento. E leva-nos ainda ao cerne da Conspiração da Pólvora de Guy Fawkes para derrubar o governo.

Terminamos com Fogo Rápido, na quarta-feira 17 às 22:00. Veremos a rápida evolução que o armamento sofreu em apenas um século, desde inícios do século XIX até à Primeira Guerra Mundial. As grandes alterações tecnológicas permitiram desenvolver armas cada vez mais precisas e eficientes, desde a espingarda “Brown Bess” ao temível morteiro Shrapnel utilizado nas guerras napoleónicas, até à devastadora metralhadora Maxim, que semeou o terror nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, ou as armas semiautomáticas utilizadas por gangues criminosos no início do século XX.

As armas do Odisseia acompanham-te de segunda a sexta às 22:00. Não percas!

Vê também:

Tags: , , ,