31 de Julho de 2017

Descubra o mundo da próxima geração nos novos episódios de Sonhar o Futuro

Em agosto, todas as quintas às 22:00, no canal de televisão Odisseia, mostramos-lhe como o futuro já é uma realidade nos novos episódios de Sonhar o Futuro!

Como será o mundo em 2050? Como é que as descobertas de hoje vão afetar a vida no futuro? Quais são os projetos e tendências que vão dar forma ao futuro? Nesta segunda temporada, cientistas e pensadores de todo o mundo reúnem-se para nos mostrarem os seus sonhos do futuro, graças aos efeitos especiais da última geração. Em cada episódio, eles vão abordar aspetos da vida diferentes, desde a agricultura e a arte, até aos oceanos, a diversão e o trabalho. O futuro já não é ficção científica. Descubra o mundo da próxima geração.

Na quinta-feira 3 chega o episódio História. A nossa herança cultural é um dos bens mais apreciados da humanidade. Mas como salvaguardá-lo para futuras gerações? Por um lado, é preciso partilhá-lo com o maior número de pessoas, mas por outro, é preciso preservá-lo das ameaças de destruição. Neste sentido, as novas tecnologias e a realidade virtual abrem perspetivas sem precedentes e estão a revolucionar o trabalho de arqueólogos e historiadores. Em todo o mundo, os especialistas usam estas ferramentas para criar soluções espetaculares e partilhar assim as obras de arte, fazendo até com que alguns destes tesouros desaparecidos voltem a ganhar vida.

Os Oceanos chega na quinta-feira 10, às 22:00. Os oceanos são o coração do clima do planeta e são submetidos a alterações significativas: aquecimento, acidificação, contaminação, perda de biodiversidade. Em 2050, faremos tudo o que for necessário para os preservar e os investigadores estão a desenvolver tecnologias novas que permitem a sua recuperação. O desafio para o futuro será também permitir que todos descubram os oceanos. Com o aquecimento global e a subida do nível do mar, não são poucos aqueles que imaginam cidades marinhas. Alguns arquitetos estão a desenhar arranha-céus invertidos submergidos na água e outros inventaram cidades flutuantes.

Quinta-feira 17, às 22:00, vamos Sonhar o Futuro da Agricultura. Em 2050, a procura de produtos agrícolas irá aumentar pelo menos 70 %. Para cobrir todas as necessidades, teremos de produzir mais e de maneira mais sustentável. As novas tecnologias vão ajudar os agricultores a enfrentar estes desafios; os robôs vão apoiá-los nas suas tarefas diárias de maneira autossuficiente; graças aos drones e aos dados dos satélites, os agricultores serão capazes de gerir o chão que cultivam de forma mais precisa e sustentável. A agricultura também irá movimentar-se em direção à cidade com quintas verticais e os legumes irão crescer perto dos consumidores.

O Lixo, fecha a nossa viagem pelo futuro, na quinta-feira 24, às 22:00. As inovações atuais procuram reduzir consideravelmente os nossos detritos: o desenvolvimento de economias circulares, a generalização da compostagem, ou soluções colaborativas como os “Repair Café”. O que é que vai acontecer em 2050? Os resíduos já não serão tolerados, os objetos são feitos para durar e aqueles que estão conectados à Internet notificarão o fabricante caso precisem de reparação. Os resíduos não degradáveis irão ser reciclados e irão transformar-se em matéria-prima para desenhadores, construtores e fabricantes.

Já sabe que não pode perder nenhum episódio do Futuro, na nossa série Sonhar o Futuro, quintas às 22:00 no canal Odisseia – disponível em todos os operadores.

Veja também:

Tags: , , ,