6 de Dezembro de 2017

ODISSEIA ESTREIA “BLACK MARKET DISPATCHES”

“Black Market Dispatches”, com estreia dia 7 de dezembro no Odisseia, é para os fortes. Nesta série global apresentada por Michael K. Williams, os correspondentes da VICE investigam o que leva as pessoas a enveredar por economias paralelas e explora como funcionam. Prepare o seu coração. 

 

Cada um dos dez episódios, para ver todas as quintas-feiras, às 22h30, tem pouco mais de 20 minutos, mas é o suficiente para deixar os espectadores a refletir durante muito tempo sobre os meandros das economias paralelas.

No primeiro episódio, “Black Market Dispatches: Os Túneis Gaza” acompanhamos o trabalho da jornalista Dina Amer na cidade palestiniana de Rafah onde aguarda a autorização do Hamas para atravessar um dos túneis que levam ao Egito. Por esta passagem tudo é contrabandeado: remédios, cigarros, comida, vestuário, armas e até animais, sendo posteriormente comercializados em mercados de rua com uma sobretaxa de 500%.

 

Da Venezuela à China, da Síria às grandes torres empresariais de Londres, são muitos e diversos os temas abordados nesta impressionante série documental de dez episódios que permitem perceber a dimensão global do contrabando ilegal de bens e serviços. O gás doméstico venezuelano, a venda de drogas na internet, a exploração sexual de mulheres sírias, a comercialização ilegal de pangolins, a emergência das “sugar baby”, o comércio de cigarros contaminados, de hormonas e tratamentos cosméticos ilegais ou o submundo das lutas ilegais, são alguns dos temas propostos.