31 de Março de 2020

5 Benefícios de ter um animal de estimação

Fofinhos e bons companheiros, os animais de estimação conquistam os donos por todo o mundo. Além de nos amarem incondicionalmente, de estarem ao nosso lado durante os momentos mais felizes e também nos mais difíceis são muitos os benefícios de ter um animal de estimação nas nossas casas.

Seja um cão, um gato, ou algo mais exótico como uma iguana ou um porquinho da índia, todos eles trazem benefícios indiscutíveis para a saúde de seus donos. Traga o papel e a caneta porque partilhamos com os curiosos alguns desses benefícios:

1. Reduzem o stress
Vários estudos realizados em universidades e hospitais por todo o mundo demonstraram que os animais de estimação são uma óptima ferramenta para ajudar no combate ao stress e ansiedade.

Um desses estudos testou os níveis de tensão de pessoas em quatro situações diferentes: sozinhas, com o seu companheiro, com o seu animal e por último com o seu parceiro e o animal. E o resultado, foi surpreendente quando descobriram que a ocasião que maior tranquilidade trazia à pessoa era quando esta estava acompanhada apenas pelo seu animal de estimação.

2. Aumentam a nossa expectativa de vida
Sair para passear o seu cão é um dever para com ele, mas também o ajuda a fazer exercício de forma diária e involuntária. A preocupação e responsabilidade para com o bem-estar do animal, seja de que tipo for, desde trocar a água ou limpar o aquário ajudam-no a manter a sua mente ativa e alerta. Esse exercício físico e mental ajudam-no a manter ativo e com menos hipóteses de adoecer.

3. Trazem mais felicidade
Responder a todas as necessidades e cuidados que um animal de estimação exige para que o vejamos saudável e feliz acaba por estimular a produção de hormonas como a dopamina e serotonina. Estas hormonas estão directamente relacionadas com o sentimento de felicidade e de bem-estar, ajudando a reduzir o cortisol, hormona responsável pelo stress.

4. Aumentam a nossa imunidade
Ter um animal de estimação nas nossas vidas desde pequenos, expõe o indivíduo a novos alérgenos e patógenos, sensibilizando todo o nosso sistema imunológico contra estas novas ameaças.

5. Facilitam a socialização
Pode nunca ter pensando nisto, mas a verdade é que ter um animal de estimação ajuda-o a conectar com outras pessoas. Seja pequenas conversas durante os passeios com outros donos ou mesmo de forma involuntária com o próprio animal. É um facto que ter um animal de estimação facilita e proporciona bons temas de conversa. Além de ser uma óptima forma de conhecer novos amigos seja de forma presencial ou no mundo online, onde são cada vez mais os grupos de chat onde o denominador comum é o animal de estimação e a partilha de fotos dos mesmos.

Estes são apenas alguns dos pontos positivos que estes pequenos amigos peludos podem trazer ao nosso dia a dia, desde aliviar a solidão, reduzir o stress e a ansiedade ou promover a interação social são já vários os estudos científicos que comprovam os benefícios que trazer um animal para o nosso lar tem nas vidas dos seres humanos. Diga-nos, qual o maior benefício que o seu animal de estimação trouxe à sua vida?