27 de Novembro de 2020

“ANIMAIS GRACIOSOS” NA PROGRAMAÇÃO DO ODISSEIA EM DEZEMBRO


O especial “Animais Graciosos” que o Odisseia exibe de sextas a domingos, a partir do dia 11 de dezembro, sempre às 16h00, retrata as amizades improváveis e o valor dos momentos de brincadeira que unem várias espécies do reino animal em duas séries documentais em estreia exclusiva: “Animais: Amigos Incríveis” e “Animais Brincalhões”.

O que une uma cria de rinoceronte a um cão e duas ovelhas? O que aproxima um pato de um cão ou um elefante de uma manada de búfalos?  Todos protagonizaram histórias improváveis de companheirismo e afectividade relatadas na série documental de seis episódios “Animais: Amigos Incríveis”, que o Odisseia exibe de sexta-feira, 11 a domingo, 20 de dezembro, às 16h00.

Com a ajuda de peritos em comportamento animal, esta extraordinária série documental de seis episódios explica como é que animais de espécies muito diferentes podem estabelecer laços afetivos inquebráveis, como se formam, os comportamentos que motivam e como afectam cada uma das partes da relação.

“Animais Brincalhões”, a segunda proposta deste especial de programação, que o Odisseia exibe nos dias 25 e 27 de dezembro, às 16h00, retrata ao longo de dois episódios a importância da brincadeira como base fundamental para quase toda a aprendizagem animal.

A brincadeira ajuda os leopardos a prosperar no meio que os rodeia, os elefantes a desenvolver uma maior inteligência e os macacos japoneses a melhorar as suas capacidades motoras. Além disso, brincar em grupo é um estímulo para enfrentar os desafios da vida em sociedade. Para os chimpanzés, lobos ou coiotes, as amizades são forjadas através da brincadeira, aspecto muito útil para saber com quem se pode contar, em tempos de conflito.