11 de Fevereiro de 2020

As 5 exposições a visitar em 2020

Com este tempo frio e a chuva a tomar conta dos dias, os amantes da vida ao ar livre vêm muitas vezes os seus planos condicionados. Para esses curiosos que não sabem que fazer quando o mau tempo lhes arruina os planos à última hora, a equipa do Odisseia elegiu 5 exposições em recintos fechados que aconselhamos vivamente visitar durante os próximos meses. Caso seja amante de história, aprecie a beleza da uma boa peça de arte ou desfrute de tudo aquilo que a Mãe Natureza nos oferece estas são as 5 exposições que deve visitar em 2020:

Meet Vincent van Gogh – Terreiro das Missas, Belém – Fevereiro 2020
O prestigiado Van Gogh Museum, em parceria com a UAU, convida-nos a conhecer e explorar o mundo de Vincent Van Gogh. Após ter estado em Pequim, Barcelona e Seul chega finalmente a Lisboa uma exposição interactiva dedicada ao pintor holândes. Embarque nesta viagem multissensorial pelos momentos mais importantes da vida do artista, onde serão recriados alguns dos locais mais importantes da sua vida, como o café “Le Tambourim”, em Paris, o Hospital de Saint-Rémy, onde esteve internado, até ao seu famoso quarto, cenário de um dos seus quadros.

Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na formação de Portugal – Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
O Museu Nacional de Arte Antiga assinala os 800 anos da morte dos chamados Mártires de Marrocos, um grupo de missionários franciscanos torturados no Norte de África, com um conjunto de peças (ourivesaria, cerâmica de luxo e comum, peças militares, tesouros monetários, pintura, iluminura, escultura, têxteis, marfins e artes do fogo) esta exposição temporária permite aos visitantes desvendarem as vivências deste importante período.

A Floresta – Museu Fundação Serralves, Porto – até Dez 2020
Até ao final deste ano pode visitar no Museu Fundação Serralves uma exposição sobre as florestas, ecossistemas fundamentais para a sustentabilidade do nosso planeta. Esta exposição convida-nos a conhecer o complexo ecossistema chamado Floresta, numa viagem aos segredos que guardam e nos contam.

Notáveis Mulheres de Portugal – Panteão Nacional, Lisboa – 24 março – 19 abril 2020
A exposição digital “Notáveis Mulheres de Portugal”, inicia-se no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e dentro da celebração do 10º aniversário do Prémio Femina, que homenageia mulheres portuguesas e da comunidade lusófona que se tenham distinguido com mérito, profissional, cultural e humanitariamente em Portugal ou no estrangeiro.

O Panteão Nacional será o pano de fundo desta exposição uma vez que o templo atual está construído no local de uma igreja erguida em 1568, por determinação da Infanta D. Maria, filha do rei D. Manuel I, a Patrona da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento e do Prémio Femina.

ONE, O Mar como nunca o sentiu – Oceanário de Lisboa (Parque das Nações)
Sempre desejou mergulhar e saber o que se sente nas profundezas do oceano atlântico? Nesta exposição da autoria de Maya de Almeida Araújo poderá desfrutar de um intenso momento de relaxamento, introspeção e harmonia. Através de 8 meses de filmagens a artista conseguiu captar as imagens mais inéditas e impressionantes do fundo do nosso oceano que poderá agora descobrir e explorar no átrio do Oceanário de Lisboa.

Sem planos para o fim de semana? Ou já visitou todas estas exposições não se preocupe nós temos o plano perfeito para si e a sua família e o melhor de tudo é que está à distância de um clique, sente-se, relaxe e desfrute da melhor natureza e atualidade com os documentários do Odisseia. Nós prometemos levá-lo para outra dimensão.