19 de Outubro de 2018

Celebra com o Odisseia o Dia Mundial do Cancro da Mama

Esta sexta, dia 19 de Outubro, celebra-se o Dia Internacional do Cancro da Mama como, um recordatório do compromisso que a sociedade tem na luta contra a doença.

Actualmente, são muitas as mulheres e cada vez mais jovens as que sofrem com esta doença.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 30 segundos, há um novo diagnóstico de cancro da mama em algum lugar do mundo.

O cancro da mama aparece devido a um crescimento descontrolado das células da glândula mamária, na maior parte dos casos manifesta-se pelo aparecimento de um nódulo no peito. Mas também pode ser detectado por alterações da pele da mama ou da retracção do mamilo.

O diagnóstico é feito através de exames, ecografias e mamografias. E por precaução todas as mulheres, com mais de 50 anos deveriam ser sujeitas a este tipo de exames de rotina pelo menos 1 vez por ano.

Num dia como o de hoje, o Odisseia quer relembrar a importância da prevenção e do auto-exame. Se tem dúvidas, não hesite em falar com o seu médico de família e lembre-se a prevenção é chave e um diagnóstico precoce da doença pode salvar vidas.