10 de Julho de 2019

Celebra o aniversário da chegada do Homem à Lua com o “Especial A Conquista da Lua” no Odisseia

No mês que se celebra o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua o Odisseia decidiu juntar-se a esta celebração com o “Especial A Conquista da Lua”. Todos os sábados do mês de julho às 22h30, o Odisseia irá estrear um documentário sobre o passado e futuro da frenética corrida espacial.

“Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”, foi a frase que marcou história e com a qual Armstrong definiu um dos feitos mais marcantes da história da humanidade, tendo sido presenciado ao vivo por mais de 600 milhões de pessoas de todo o mundo graças à televisão.

Foi a 20 de Julho de 1969 que a missão Apolo 11 pisou por primeira vez a superfície lunar, impulsionada pelo foguete Saturno V, lançado ao espaço desde o Complexo Espacial Kennedy, na Florida. Liderada pelos astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin, a missão foi um marco na corrida espacial, tendo cumprido um dos maiores desafios definidos pelo presidente americano John F. Kennedy e revelando-se um feito histórico que mudou o mundo para sempre.

O foguete Saturno V era constituído por três partes, o módulo de comando com uma cabine para os três astronautas, o módulo de serviço (Columbia), que era dedicado a atender as necessidades dos astronautas, como propulsão, energia elétrica, água e oxigénio e o módulo lunar (Eagle), que foi com o qual pousaram na superfície lunar.

Como prova de que de facto, o Homem esteve na Lua, os astronautas recolheram 21,5 kg de material lunar que trouxeram para a Terra e colocaram a bandeira dos Estados Unidos na superfície da Lua. Ficando célebre a famosa foto com a bandeira, tudo isso durante uma transmissão em directo via satélite, tecnologia que já era usada pela NASA desde 1962 para transmitir imagens do espaço para várias emissoras televisivas de todo o mundo.

Celebra este 50 º aniversário e embarca com o Odisseia numa fascinante viagem especial cada sábado de julho às 22h30 no nosso “Especial A Conquista da Lua”.