16 de Novembro de 2018

Celebre o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres com o Odisseia

No próximo dia 25 de novembro celebra-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres. O objectivo deste dia é de denunciar e alertar a sociedade para os inúmeros casos de violência sobre a mulher que acontecem anualmente por todo o mundo.  Ao longo da sua vida, cerca de um 70% das mulheres são vítimas de algum tipo de violência, uma realidade alarmante nos tempos que correm.

Esta celebração têm as suas origens no movimiento feminista latinoamericano tendo sido celebrado por primeira vez em 1981, como recordatório do assassinato de três irmãs que ocorreu na República Dominicana.

Hoje em dia, a violência contra as mulheres converteu-se num problema comum a diversas sociedades e países. A sua origem está na falta de igualdade nas relações entre homens e mulheres em diversos âmbitos e na discriminação persistente contra estas.

Trata-se de um problema social presente tanto a nível privado, no âmbito dos nossos lares e família como a nível público, nos nossos trabalhos e relações para com outros indivíduos. A violência exercida contra as mulheres pode ser sexual, psicológica, física, económica, cultural entre outras e afecta mulheres de todas as idades, classes sociais e aptidões académicas.

Segundo especialistas, duas das principais chaves para lutar e erradicar a violência de género é a aposta na educação e na justiça, que não deverá deixar passar de forma impune estes casos. Alcançar harmonia social e igualdade só será possível com uma mudança social nos papéis da mulher e com uma transformação das regras sociais.

Para dar a conhecer este problema, em novembro o Odisseia estreia novos episódios da série original Viceland – WOMAN. Apresentado por Gloria Steinem, viajamos pelo mundo para conhecer a crua realidade de diversas mulheres por todo o mundo e dos vários tipos de violência que são vítimas.

Não perca, todas as quartas às 23h30 um novo episódio de WOMAN no Odisseia.