25 de Outubro de 2018

GLORIA STEINEM, A “MÃE DO FEMINISMO”, APRESENTA “WOMAN” NO ODISSEIA

 

Gloria Steinem, mundialmente reconhecida enquanto escritora, jornalista e ativista, apresenta “WOMAN”, uma série VICELAND, que retrata o problema da discriminação e da violência contra as mulheres no Odisseia, a partir de quarta-feira, 7 de novembro, às 23h30.

“WOMAN” assinala o mês em que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro), retratando ao longo de oito episódios, de trinta minutos, histórias de todo o mundo, que vão desde a violência contra as mulheres no Congo, aos casamentos infantis na Zâmbia ou até mesmo aos abusos sexuais dentro do universo militar dos Estados Unidos.

Gloria Steinem, nomeada para um Emmy 2016 pela sua participação nesta série documental, viaja pelo mundo para mostrar que questões como o casamento infantil, a mutilação genital feminina e o sexismo não são “coisas” do mundo feminista, são realidades cruas, difíceis de testemunhar que mostram que a sociedade precisa de mudar. 

Numa entrevista ao New York Times, Gloria Steinem, conhecida como “A Mãe do Feminismo”, tentou explicar a importância de se dar voz e palco a estas histórias: “Vê-las é o mais perto que podemos estar do que se passa no terreno. É sermos testemunhas. E as pessoas que estão a passar por estas situações difíceis precisam de testemunhas, e de pessoas que as possam ajudar”

No primeiro episódio, “Colômbia: As Mulheres das Farc”, com estreia marcada dia 7 de novembro, às 23h30, o Odisseia viaja até às montanhas Colombianas para conhecer estas mulheres-soldado e perceber como serão reintegradas na sociedade depois do fim da guerra civil.

Ao longo destes oito episódios, o Odisseia convida os espectadores a serem testemunhas, um passo essencial para ganhar consciência do que se passa no mundo e do longo caminho que ainda temos que percorrer.

 

Colômbia: As Mulheres das FARC

Quarta-feira 7 de novembro, 23h30

À medida que a Colômbia se aproxima do fim de uma guerra civil com cinquenta anos, conhecemos as mulheres-soldado das FARC e como vão ser reintegradas na sociedade.

 

Zâmbia: As Noivas Crianças

Quarta-feira 7 de novembro, 23h55

Acompanhamos uma rapariga da Zâmbia com 14 anos que irá participar num ritual de pré-casamento antes de se casar com um homem de 48 anos e descobrimos como o casamento infantil pode ameaçar toda uma região.

 

RDC: A Violação como uma Arma de Guerra

Quarta-feira 14 de novembro, 23h30

À medida que os exércitos e as milícias rivais lutam para controlar os territórios ricos em minerais na República Democrática do Congo, a violação de mulheres tornou-se numa tática militar de rotina.

 

Canadá: Desaparecidas das First Nations

Quarta-feira 14 de novembro, 23h55

As mulheres das Primeiras Nações do Canadá estão a desaparecer e a ser assassinadas a um ritmo alarmante. Vamos explorar as razões por detrás deste tema perturbador e o que tem sido feito para o impedir.

 

El Savador: Feminicídio

Quarta-feira 21 de novembro, 23h30

Todos os anos, centenas de mulheres em El Salvador estão a ser assassinadas só por serem mulheres. Exploramos a cultura do machismo e a violência dos gangues para descobrir porquê.

 

EUA: Abuso no Exército

Quarta-feira 21 de novembro, 23h55

O assédio sexual no exército norte-americano afeta mulheres de forma desproporcionada. Vamos falar com sobreviventes e pessoal militar para perceber o que tem sido feito para combater este problema.

 

EUA: Mães entre as Grades

Quarta-feira 28 de novembro, 23h30

Os Estados Unidos prendem mais mulheres do que qualquer outro país. A maioria são mães, cujos filhos têm sete vezes mais probabilidades de irem parar à prisão.

 

Paquistão: na Primeira Linha de Fogo

Quarta-feira 28 de novembro, 23h55

A violência extremista no Paquistão está a afetar profundamente a população feminina. Exploramos a forma como as mulheres estão a responder ao risco, fortalecendo-se para criar uma mudança positiva

 

“WOMAN”, estreia em exclusivo no ODISSEIA: Quarta-feira, 7 de novembro, às 23h30 e conta com novos episódios todas as quartas-feiras, às 23h30.