28 de Agosto de 2019

ODISSEIA ESTREIA “A RAINHA LEOA”

Com o remake do filme “O Rei Leão” a conquistar as bilheterias mundiais, o Odisseia estreia no dia 11 de setembro, às 16h00, a série documental “A Rainha Leoa”, a história de Andi Rive e de como a experiência com os leões de Glen Garriff, na África do Sul, mudou para sempre a sua vida.

Quando visitou pela primeira vez a reserva de leões, Andi ficou apaixonada pelos seus majestosos habitantes e mudou-se com a família para a reserva, onde, com a ajuda de uma pequena equipa, tem estado a cuidar de mais de 50 leões.

A série documental “A Rainha Leoa” conta ao longo de seis episódios, exibidos todas as quartas-feiras de 11 de setembro a 16 de outubro, sempre às 16h00, o dia-a-dia na reserva: a necessidade de encontrar comida para os leões, cobrir as despesas, dirigir uma reserva de 860 hectares que, além de leões, tem pessoal, vida selvagem e um albergue e ainda enfrentar as pressões decorrentes da crescente perda de habitat e o fenómeno da caça enlatada.

Até quando será possível manter este projeto?

A RAINHA LEOA (6×60’)
Ep.1. Uma Parteira para os Leões
Quarta-feira 11 de setembro, 16h00
Andi Rive, uma parteira da Cidade que se apaixonou por 50 leões da reserva de Glen Garriff, tem como missão diária encontrar comida para os leões, dinheiro para cobrir as despesas, e dirigir uma reserva de 860 hectares que, além de leões, tem pessoal, vida selvagem e um albergue. Uma das voluntárias permanentes é Kathy Murrell, uma reformada do Reino Unido que quer evitar que um cavalo velho se torne alimento para os leões. Enquanto procuram uma solução, o nervosismo dos leões põe todos numa situação de perigo.

Ep.2. Novas Chegadas e um Triste Adeus
Quarta-feira 18 de setembro, 16h00
Uma série de novas chegadas põem à prova os limitados recursos de Glen Garriff. Além disso, a Andi está preocupada com o futuro de Taai, uma cria abandonada que arremeteu contra ela, e conheceremos o lucrativo negócio dos ossos de leão, depois da morte dum macho numa briga. Finalmente, a morte de Nelson Mandela marca o fim duma era para a África do Sul.

Ep.3. Fogo e Gelo
Quarta-feira 25 de setembro, 16h00
As desgraças sucedem-se na reserva para leões. Primeiro, um incêndio numa quinta vizinha ameaça propagar-se a Glen Garriff, onde uma peça vital do equipamento de extinção de incêndios está fora de serviço. Pouco depois, uma enorme tempestade de granizo deixa as cercas que mantêm os leões nos seus recintos sem electricidade. Além disso, Andi procura financiamento através de uma loja de artesanato africano numa aldeia próxima.

Ep.4. Salvo da Indústria do Leão
Quarta-feira 2 de outubro, 16h00
Um leão chega a Glen Garriff depois de escapar da indústria da caça enlatada, uma modalidade para turistas ricos que pagam quantias astronómicas para abater leões criados em cativeiro. Além disso, a Andi procura financiamento através de uma nova experiência turística para os hóspedes que inclui uma visita à cordilheira de Drakensberg, a uma aldeia bantu tradicional e a um curandeiro.

Ep.5. Fora de Controlo?
Quarta-feira 9 de outubro, 16h00
Uma queimada dá lugar a um pavoroso incêndio que ameaça propagar-se por toda a reserva Glen Garriff. Além disso, a família da Andi, em Johannesburgo, mostra-lhe a sua preocupação com o seu futuro profissional a trabalhar com leões. De volta à reserva, com os problemas financeiros cada vez mais prementes, a Andi vê-se obrigada a fazer algo que jurou que nunca faria.

Ep.6. Que Futuro Espera os Leões de Andi?
Quarta-feira 16 de outubro, 16h00
Andi luta por recuperar-se da venda de quatro leões. Além disso, um estudo recente sobre a genética dos leões selvagens obriga a Andi a interrogar-se sobre se está a fazer o que é correto, em Glen Garriff. À procura de respostas, Andi viaja com a Kathy para outro santuário de leões para conhecer outras formas de trabalhar, e consultaTraci, a directora executiva, para ver se ela apoia a sua visão da reserva.

Não perca esta estreia exclusiva Odisseia. “A Rainha Leoa” chega dia 11 setembro às 16h00 e vai mudar a forma como vê e pensa sobre os leões.