19 de Abril de 2021

ODISSEIA ESTREIA “AS INVENÇÕES DE DA VINCI”

A 2 de maio, às 22h30, dia que assinala os 502 anos da morte de Da Vinci, o canal Odisseia estreia “As Invenções de Da Vinci”, um especial que presta homenagem ao arquiteto, pintor, escultor, engenheiro e inventor, considerado o grande génio do Renascimento, que dedicou grande parte do seu tempo à investigação científica.

Durante dois episódios, com a ajuda de engenheiros, cientistas e peritos, revivemos, em 3D, algumas das suas criações mais reconhecidas e vemos como aquelas ideias revolucionárias foram o ponto de partida de aparelhos que ainda hoje nos fazem a vida muito mais fácil.

Mais de quinhentos anos depois, conservamos uns seis mil manuscritos, dos quais se destacam os desenhos de trezentas máquinas de áreas tão diferentes como a robótica, a engenharia hidráulica, a arquitetura ou a indústria armamentística, entre outros.

Em “Os Transportes”, com exibição às 22h30, saberemos porque é que Leonardo Da Vinci pode ser considerado o primeiro engenheiro aeronáutico da História. Foi capaz de conceber, há mais de cinco séculos, o parafuso aéreo, um artefacto voador que foi o precursor do helicóptero, o esboço do primeiro pára-quedas, e conseguiu testar, com certo êxito, um ornitóptero, uma máquina que voava simulando o voo dos pássaros.

Além disso, criou dezenas de máquinas hidráulicas, entre as quais destaca um barco autopropulsionado, com pás, para rios de pouca profundidade, e também é considerado o inventor da cadeia de transmissão, aquela que se continua a utilizar, hoje em dia, no meio de transporte mais atual e ecológico: a bicicleta.

De seguida, pelas 23h25, o canal exibe “As Máquinas”, um documentário que relata o momento em que, nos fins do século XV, Leonardo Da Vinci oferece os seus serviços ao duque Ludovico Sforza que procurava um engenheiro capaz de criar uma máquina de guerra.

Leonardo viu aqui a oportunidade de desenvolver as suas ideias e, nos seus cadernos, ficaram recolhidos os esboços de uma engenhoca armada, sem cavalos, precursor do moderno carro de combate, e os de um escafandro inédito, também com fins bélicos. Além disso, imaginou um grande projeto hidráulico a partir do aperfeiçoamento do parafuso de Arquimedes, criou os princípios básicos das pontes giratórias atuais e fez os esboços de numerosos elementos mecânicos para a criação do primeiro autómato animado da História.