6 de Junho de 2019

ODISSEIA ESTREIA EM EXCLUSIVO “NO MUNDO COM CÉLINE COUSTEAU”

A primeira série documental de expedições dirigida por uma mulher, “No Mundo com Céline Cousteau”, tem estreia exclusiva marcada no Odisseia e propõe, nos domingos, 23 e 30 de junho, às 16h00, uma nova perspetiva das rotas lendárias percorridas pelas expedições do passado.

Mais do que a simples exploração da natureza, nesta série documental de dois episódios, Céline Cousteau, a intrépida pioneira ecológica deixará uma marca, ao explorar para trazer a mudança, procura aprofundar as relações humanas com os que a rodeiam, para compreender melhor como mudou o Cone Sul e os seus habitantes.

Durante três décadas, o explorador e realizador Jacques Yves Cousteau criou um inventário do esplendor do nosso planeta, desde o Mediterrâneo ao Amazonas, e desde a Patagónia à Polinésia. Duas gerações depois, a sua neta Céline atualiza esse repertório, ao regressar a um desses destinos míticos, a Patagónia.

“No Mundo com Céline Cousteau” é o suporte para focar questões de desenvolvimento e batalhas ambientais que se travam por todo o globo. Denuncia problemas, quando necessário, mas também procura soluções que possam ser aplicadas em larga escala, para obter um equilíbrio saudável entre a humanidade e a natureza.

Ao longo dos dois episódios de sessenta minutos, inteiramente filmados em 4K, os espectadores são ainda convidados a conhecer tudo o que acontece nos bastidores da expedição, uma vez que veleiro de Céline serve como quartel-general e alberga membros da expedição.

1. Patagónia, Mar de Gelo
Domingo 23 de junho, 16h00

Em 1972, o ano em que Céline nasceu, Jacques Cousteau navegou até aos mares do Sul, para observar as baleias de Terra do Fogo e regressou resignado. A sobrevivência da espécie estava em perigo. Mais de quatro décadas depois, Céline inicia uma grande aventura marítima de 3000 quilómetros pela costa chilena, para viver um conjunto de momentos mágicos com os gigantes do oceano, como o canto das baleias azuis, ou os saltos das baleias-de-bossa. Pelo caminho, deparará com colónias de leões-marinhos, com a recuperação do coral, com as preocupantes práticas ambientais das aquaculturas de salmão e com uma série de ativistas defensores da natureza.

2. Patagónia, Terra de Fogo
Domingo 30 de junho, 16h00

Céline Cousteau deixa o barco para explorar a Patagónia por terra. Através da mítica estrada austral, descobre as impressionantes consequências da erupção do vulcão Chaitén, há dez anos. Mais a sul, conhece o programa de recuperação da natureza de Puerto Chacabuco, um paraíso onde o puma prospera, em coabitação com veados-dos-Andes, guanacos e emas. Em Puerto Edén, Céline junta-se a uns amigos do avô, os últimos membros da tribo indígena kawésqar. Por último, Céline tem oportunidade de acompanhar uma equipa de espeleólogos ao coração do glaciar Pio XI, o maior da América do Sul, em busca de grutas e rios ocultos sob a massa de gelo.

Não perca a estreia exclusiva de No Mundo com Céline Costeau, domingo 23 e 30 de junho às 16h só no Odisseia.