4 de Março de 2019

ODISSEIA ESTREIA EM PORTUGAL “AS MENTIRAS DO FACEBOOK”

O Odisseia estreia em Portugal o documentário de duas partes “As Mentiras do Facebook”, produzido pelo “Frontline” (programa da emissora pública dos EUA) e que revela nos dias 19 e 26 de Março, às 22h30, o impacto desta rede social na privacidade e na democracia do mundo.

Produzido com material inédito e entrevistas exclusivas a atuais funcionários e antigos trabalhadores da empresa, o documentário de investigação “As Mentiras do Facebook” aborda os recentes escândalos sobre a proliferação das “fake news” e dos discursos de ódio, o envolvimento em processos eleitorais e a filtração e a falta de proteção de dados de milhões de utilizadores.

A partir do quarto de Mark Zuckerberg em Harvard, com o objetivo de criar um mundo hiper-conectado desenhou-se uma trajetória meteórica, com constante procura pelo crescimento, receitas e novos utilizadores que transformaram o Facebook numa rede de vigilância, numa super potência mundial e no ator principal de movimentos sociais e eleições de todo o mundo. Será que o Facebook é mais prejudicial do que útil?

Para Brian Lowry, jornalista da CNN, o trabalho de investigação “As Mentiras do Facebook”, “Documenta meticulosamente o crescimento explosivo do Facebook e vai para lá da preocupação da manipulação das eleições norte-americanas, a filtração massiva de dados dos utilizadores, ou a forma como o Facebook foi transformado numa arma no estrangeiro. Tanto para a sociedade como para a empresa vale a pena clicar em Gosto”.

Neste documentário com estreia inédita em Portugal, o Odisseia lança um olhar oportuno e revelador às advertências, negações e consequências imprevistas que acompanharam o crescimento do Facebook.

Ficha técnica:
Título original: The Facebook Dilemma
Ano de Produção: 2018
Produção: PBS para o programa “Frontline” que apresenta os documentários de investigação mais relevantes da televisão dos Estados Unidos, vencedor de todos os prémios importantes de jornalismo e radiodifusão, incluindo 89 prémios Emmy e 20 prémios Peabody.

O que dizem os meios de comunicação sobre “As Mentiras do Facebook”

– “Ainda estou no Facebook, para que conste. Se você também está, então deveria ver este documentário. Relembra-nos que o Facebook sabe muito mais sobre nós do que nós sobre o Facebook”.
Michael Phillips (Chicago Tribune)

– “É um ponto de rutura importante na história do Facebook, quando começou a procurar dados para lá da sua rede”.
Jason Abbruzzese (NBCNews.com)

– “O programa é uma mensagem que não se pode ignorar. Não é necessário ver muita televisão, mas este documentário é uma exceção. Jacoby aprofunda todas as perguntas difíceis.”
John Anderson (Wall Street Journal)

– “Coloca perguntas profundas sobre a responsabilidade corporativa, a manipulação da conduta dos utilizadores e o que acontece quando uma força positiva é armada”.
Lorraine Ali (The Los Angeles Times)

– “Definitivamente lança uma nova luz sobre a empresa e sobre muitos dos seus erros, inclusive para os observadores experientes do Facebook. O que rapidamente fica claro é que havia muitas pessoas dentro do Facebook que tentaram avisar ao longo da sua história”.
Karissa Bell (Mashable)

Não perca a estreia no Odisseia, nos dias 19 e 26 de Março às 22h30 do documentário de dois episódios “As Mentiras do Facebook” e venha conhecer tudo o que está por detrás da rede social mais poderosa dos nossos dias.