18 de Dezembro de 2019

ODISSEIA ESTREIA “FORA DE CONTROLO”

Chernobil, World Trade Center, o incêndio no túnel do Monte Branco, o acidente do Concorde ou o Naufrágio do Costa Concordia, são algumas das catástrofes retratadas na nova série documental do canal Odisseia, “Fora de Controlo”, que estreia dia 2 de janeiro, às 22h30.

Ao longo de vinte e dois episódios de sessenta minutos, “Fora de Controlo” examina os aspetos humanos e económicos de inundações, pragas, erupções vulcânicas, terramotos, acidentes aéreos, incêndios, desastres em eventos esportivos e atentados terroristas que mudaram a História, enquanto demonstra a indomável vontade do homem em se reerguer, curar e aprender.

Nesta nova série documental do Odisseia, os espectadores têm acesso ao relato das testemunhas, à opinião de especialistas e, com a ajuda de imagens de arquivo e de animações por computador, à análise técnica e científica do que aconteceu.

Seja pela atuação da Natureza ou por erro humano, as tragédias retratadas destacam-se pelo número elevado de vítimas, pela sua espetacularidade ou transcendência, tendo criado uma lacuna na história, com consequências sem precedentes.

1. Chernobil – Quinta-feira 2 de janeiro, 22h30
Durante a noite de 26 de abril de 1986, um dos quatro reatores nucleares da central elétrica de Chernobil explodiu durante umas provas de segurança. Foi o pior acidente nuclear civil da história e ainda hoje permanece nas memórias de todos. Mas o que é que aconteceu realmente dentro da central nuclear? Será que os técnicos e os engenheiros sabiam que a catástrofe podia ter sido evitada? Viajamos a vários países para conhecer os sobreviventes, os estudiosos e técnicos que propõem várias soluções para acabar com o perigo. Esta é a história da catástrofe que ameaçou o mundo.

2. World Trade Center – Quinta-feira 9 de janeiro, 22h30
A 11 de setembro de 2001, telespetadores de todo o mundo assistiram impotentes ao colapso das Torres Gémeas de Nova Iorque. Mas por detrás das imagens que todo o mundo conhece, poucos sabem o que realmente se passou nesse dia ao nível técnico. Quais foram os fenómenos físicos estranhos que comprometeram a sua estrutura em apenas uns segundos? Como é que dois aviões puderam acabar com aqueles colossos e transformar um dos maiores símbolos norte americanos numa catástrofe fora de controlo? Responderemos a estas e a outras perguntas com a ajuda de todo o tipo de especialistas e com o testemunho daqueles que sofreram na pele.

3. O Incêndio do Túnel do Monte Branco – Quinta-feira 16 de janeiro, 22h30
No dia 24 de março de 1999, o Túnel do Monte Branco foi palco de uma das maiores catástrofes rodoviárias da história com 39 vítimas mortais. Por que é que os serviços de emergência não conseguiram atuar? Como é possível que um camião incendiado por uma razão tão insignificante pudesse criar aquele inferno? Quais foram os outros problemas que intensificaram a catástrofe? Com a ajuda de animações 3D inéditas e os testemunhos de sobreviventes e membros das equipas de emergência, recreamos segundo a segundo este trágico acidente fora de controlo.

4. O Acidente do Concorde – Quinta-feira 23 de janeiro, 22h30
No dia 25 de julho de 2000, uma lâmina de titânio que se desprendeu de outro avião provocou a queda do avião mais mítico de todos os tempos e a morte de 113 pessoas. Graças a imagens inéditas em 3D, vamos explicar a incrível série de acontecimentos que causou esta catástrofe, reviver minuto a minuto o que se viveu no interior do avião, descobrir porque é que não foi possível evitar este acidente e vamos tentar compreender como é que o aparelho que fez sonhar a França, em 120 segundos transformou-se num catástrofe fora de controlo.

5. O Naufrágio do Costa Concordia – Quinta-feira 30 de janeiro, 22h30
Na sexta-feira dia 13 de janeiro de 2012, o Costa Concordia encalhou nas águas da Ilha do Giglio com 4197 personas a bordo, o dobro de passageiros do Titanic. Mas para além das imagens que todos conhecemos, poucas pessoas sabem o que realmente se passou naquela noite. Graças às imagens dos passageiros, às opiniões dos especialistas e às revelações na caixa negra, revivemos minuto a minuto a tragédia que transformou o Costa Concordia numa montanha de ferro fora de controlo.

Com recurso a testemunhos, a opinião de especialistas e com a ajuda de imagens de arquivo analisamos ao nível técnico e científico o que aconteceu em alguns dos desastres fora de controlo mais evidentes nos últimos anos. Não perca a estreia do primeiro capítulo dia 2 Janeiro às 22h30 no Odisseia.