25 de Abril de 2019

ODISSEIA ESTREIA “MEGA BARCOS”

O Odisseia vai exibir uma série fascinante composta por oito episódios e intitulada “Mega Barcos”, para ver a partir de 6 de maio, que dá a conhecer os maiores barcos do planeta, alguns deles responsáveis pelo transporte de enormes quantidades de mercadorias, num ambiente hostil que exige os maiores desafios da engenharia para ser conquistado.

“Barcos de Bombeiros” com estreia a 6 de maio, é o episódio que dá início a esta série com exibição todas as segundas-feiras, pelas 22h30, e que revela de que forma estes barcos representam uma mais valia no combate ao fogo. Vamos conhecer dois barcos de última geração, no valor de cinquenta milhões de dólares, que, graças a duas dezenas de canhões, libertam mais de trezentos mil litros de água por minuto, podendo lutar contra chamas de vinte pisos de altura.

No episódio “Cruzeiros”, o canal convida os espectadores a conhecer uma equipa multidisciplinar de profissionais durante a sua corrida contra o relógio para reabastecer alguns dos maiores cruzeiros do mundo, conhecidos como gigantes dos oceanos. No interior do barco, centenas de pessoas contam com apenas dez horas para deixar tudo pronto para uma nova travessia.

“Extrator de Sal” aborda uma das máquinas usadas no negócio de sal que move 300 milhões de toneladas por ano. Para a extração do sal retirado nos antigos mares da Arábia Saudita, com temperaturas extremas durante a maior parte do ano, vamos conhecer uma empresa de Baltimore que está a construir uma escavadora com 500 toneladas de peso resistente à corrosão, com dentes gigantes e que conta com apenas dois anos para desenhar, construir, experimentar e enviar esta megamáquina marinha no prazo de entrega acordado.

No episódio “Frotas Navais” vamos conhecer os super barcos de guerra da última geração: destruidores, caças, helicópteros e submarinos são elementos fundamentais da marinha de guerra, sendo que o porta-aviões é a peça central das frotas navais que hoje em dia são as maiores e mais bem equipadas da história.

Em “Mississipi” podemos ver alguns dos comboios de barcaças mais longos do mundo. Iremos conhecer os super barcos que mantêm a atividade do rio Mississípi no seu rendimento máximo.

No episódio “Portos” vamos conhecer as megamáquinas que irão remodelar por completo o porto de Charleston, um dos maiores dez portos dos Estados Unidos .

A baía de Fundy, no Canadá, é famosa por ter as marés mais extremas do mundo. Uma equipa mundial de cientistas, engenheiros e técnicos está a dar os últimos retoques a uma experiência de turbina submarina gigante que transforma toda a potência do oceano em energia que respeita o meio ambiente. Veremos como no episódio “Energia das marés”.

Em “Contentores”, o episódio que encerra a série, veremos de que forma as empresas de navegação constroem barcos cada vez maiores e melhores e os portos como o de Nova Iorque e Nova Jersey, os mais concorridos da costa este dos Estados Unidos, têm de reagir para se adaptarem aos novos tempos.

Não perca a estreia com duplo episódio de “Mega Barcos” segunda, 6 maio às 22h30 no Odisseia