25 de Maio de 2020

ODISSEIA ESTREIA “MUNDOS INEXPLORADOS COM STEVE BACKSHALL”

A 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Canal Odisseia estreia “Mundos Inexplorados com Steve Backshall”, uma série surpreendente de dez episódios que nos transporta pelos locais mais inóspitos do mundo, conduzidos por Steve Backshall, aventureiro, naturalista e vencedor de três prémios BAFTA, para ver de sexta-feira a domingo, sempre às 16h00.

Nesta série vencedora do prémio “Explorer Award 2020”, atribuído pela Scientific Exploration Society, iremos escalar cumes virgens, assistir a novas descobertas para a ciência, conhecer todo o tipo de vida selvagem, povos em lugares inóspitos e desvendar grutas que estiveram às escuras durante milhões de anos.

A 5 de junho, pelas 16h00, no documentário “Ártico: A Fronteira Gelada” Steve Backshall viaja até ao Ártico na época mais perigosa do ano, o degelo de primavera, numa exploração inédita em caiaque pelo maior fiorde do planeta, para entender como o aumento das temperaturas está a afetar o meio ambiente, a vida selvagem e a população local.

No sábado, dia 6 de junho, em “Ártico: A Montanha de Gelo”, Steve Backshall e a sua equipa dirigem-se à Gronelândia para tentarem atingir o cume da montanha mais alta dos Alpes de Stauning, enfrentando os perigos do degelo. Do topo, Steve e os seus companheiros de mostram-nos uma magnífica visão geral de um espaço que se está a degradar rapidamente, devido ao aquecimento global.

Domingo, 7 de junho, assistiremos a “México: Os Cenotes”, em que Steve nos leva até à península do Iucatão, no México, onde se localiza a maior rede de grutas por explorar do mundo. Teremos oportunidade de conhecer milhares de quilómetros de túneis por baixo da selva, muitos dos quais completamente submersos.

Em “México: A Cidade Maia Oculta”, para ver a 12 de junho, Steve Backshall está no Iucatão a seguir a pista dos maias. Esta antiga civilização pensava que algumas das grutas eram uma entrada para um submundo sobrenatural. Fazendo rappel com o equipamento de mergulho, Steve e a sua equipa penetram em algumas destas grutas e encontram crânios humanos, oferendas aos deuses, e incríveis artefactos que fazem lembrar cenas dos filmes de Indiana Jones.

Sábado, 13 de junho, o Canal Odisseia estreia “Suriname: O Mundo Perdido”, um documentário onde veremos Steve a explorar a abundante vida selvagem e as maravilhas naturais. A expedição começa com um impressionante rappel por uma cascata que os leva a um desfiladeiro inexplorado onde descobrem colibris, borboletas gigantes e uma aterradora centopeia venenosa.

No dia seguinte, domingo, 14 de junho, viajamos até à cadeia montanhosa de Jebel Akhdar em “Omã: O Desfiladeiro do Deserto”. Neste deserto abrasador, a equipa iniciará a sua viagem atravessando um escarpada passagem de montanha, antes de chegar ao desfiladeiro mais profundo do sul da Arábia. O objetivo é descer quatrocentos metros, usando o rappel, num ambiente de calor extremo e no qual a desidratação é um risco presente.

A 19 de junho, em “Butão: As Águas Bravas” Steve viaja pelas montanhas dos Himalaias, enfrentando um desafio radical. Tentarão navegar por um rio virgem que passa pelo desfiladeiro com maior inclinação do país e algumas das águas bravas mais perigosas do mundo. A equipa estará entaipada entre duas paredes durante quarenta quilómetros, sem saber o que os espera. Antes de avançar, o grupo visitará um mosteiro budista, à procura da tradicional Puja, bênção que afasta os demónios e proporciona proteção para completar esta perigosa viagem.

Sábado, 20 de junho, Steve viaja até à selva do Suriname, um dos lugares mais recônditos de todo o planeta. Em “Suriname: O Rio Fantasma”, conheceremos uma floresta que se manteve inalterada durante milhões de anos. Esta selva é um dos ambientes mais hostis do planeta, com águas muito agitadas, monstros de rio e obstáculos aparentemente intransponíveis, mas que nos levam a uma das mais incríveis cascatas do Suriname.

“Omã: As Montanhas do Deserto” estreia a 21 de junho para nos mostrar o deserto rochoso e árido das montanhas de Dhofar, região em que se encontram alguns dos lugares mais recônditos e inacessíveis do sul da Arábia. É uma zona tão escarpada que os astronautas até a usam como campo de treino, pela semelhança que tem com Marte.

Por último, “Indonésia: As Grutas Perdidas“ encerra este especial a 26 de junho, levando-nos até ao coração da península de Sangkulirang, na ilha indonésia de Bornéu, uma peculiar paisagem que proporciona um habitat único para todo o tipo de morcegos, serpentes e invertebrados endémicos. Lamentavelmente, toda a zona está ameaçada pela deflorestação, por isso, Steve e a sua equipa dirigem-se para Kulat Karst, o bloco mais alto e menos conhecido de Sangkulirang, para explorar as grutas e documentar as espécies, antes que seja demasiado tarde.

Não perca a estreia “Mundos Inexplorados com Steve Backshall” a 5 de junho pelas 16h e venha com o Odisseia numca incrível expedição!