27 de Janeiro de 2020

ODISSEIA ESTREIA T2 DE “DARK NET”

O Odisseia mergulha nas profundezas do ciberespaço no Dia Internacional da Internet Segura, assinalado a 5 de fevereiro, com a estreia da segunda temporada da série documental “Dark Net” às 22h30, que penetra na rede global que está a ser criada com os dados obtidos a partir de nossa informação, o que talvez tenha feito de nós a última geração com privacidade.

“Dark Net” é uma série documental exibida todos os sábados, às 22h30, que proporciona um olhar revelador sobre um vasto mundo cibernético do qual a maioria de nós raramente é testemunha, um lugar em que 80% da atividade é através de perfis anónimos e onde o roubo de identidades, o ciber-sequestro, a guerra digital, o vício da pornografia ou o comércio sexual através da web-cam acontecem.
Provocador, sugestivo e muitas vezes intenso, cada episódio de “Dark Net” analisa as implicações da tecnologia no sexo, no amor, no poder, nas crianças, na nossa memória, nos nossos sentidos, a nossa identidade e, inclusive, no nosso estado físico.

Nos primeiros dois episódios da segunda temporada, intitulados “A Minha Mente” e “A Minha Justiça”, o Odisseia explora as “portas” que a tecnologia abriu dando às máquinas as chaves da nossa mente e os limites e potencialidades do ajuizamento digital.

DARK NET (8×30’)
SÁBADOS, A PARTIR DO DIA 8, ÀS 22h30

1. A Minha Mente Sábado 8 de fevereiro, 22h30
Neste episódio, apresentamos-te Harmony, o primeiro robô sexual do mundo dotado de inteligência artificial; conhecemos uma mulher que passa os dias e as noites a transmitir a sua mente a um algoritmo; e uma família cujas vidas foram despedaçadas por mais de uma década de guerra, e que encontrou a salvação na realidade virtual.

2. A Minha Justiça Sábado 8 de fevereiro, 23h00
Neste episódio, conheceremos um detective amador que descobriu que o acusado da misteriosa morte duma jovem se tornou também vítima. Além disso, veremos o caso de um ativista digital que, depois de tomar partido pela justiça social, se viu obrigado a escolher entre a prisão e o exílio.

3. O Meu Dinheiro Sábado 15 de fevereiro, 22h30
Neste episódio, conhecemos o mundo do dinheiro digital, desde os espaços recônditos do mercado da Rede obscura até aos trabalhadores da China que investigam uma nova forma de dinheiro, e dos mineradores de bitcoin, que lutam para enfrentar um algoritmo potencialmente volátil, até a uma jovem cujos fetiches sexuais os unem a todos através da webcam.

4. A Minha Nação Sábado 15 de fevereiro, 23h00
Neste episódio, conhecemos um membro da extrema direita que está a usar a sua rede social para convocar gente para a rebelião no mundo real; os pais duma rapariga de 17 anos, à qual fizeram uma lavagem ao cérebro para que publicasse vídeos racistas no YouTube; e um antigo recrutador norte-americano da Al-Qaeda que procurava apoio para a Jihad através da Internet.

5. A Minha Identidade Sábado 22 de fevereiro, 22h30
Neste episódio, conhecemos um homem cuja vida foi arruinada depois da tecnologia de reconhecimento facial o ter indicado como autor dum crime que não tinha cometido; e um pai que equipou a sua casa com tecnologia de reconhecimento facial para manter a filha autista em segurança. Além disso, teremos acesso de forma exclusiva ao Centro de Tecnologia Biométrica do FBI, onde mais de metade dos dados biométricos dos norte-americanos já foram incorporadas na base de dados.

6. O Meu Lar Sábado 22 de fevereiro, 23h00
Neste episódio, conhecemos uma mulher cujo lar foi invadido por um “Ratter”, um assediador digital que acede através do portátil dela; visitamos um bairro onde os residentes estão em luta pelo controlo das câmaras de vigilância para controlar os movimentos de toda a gente; e um acossador sexual que recebeu o castigo máximo por invadir a privacidade das suas vítimas: ter a sua vida sob vigilância constante.

7. A Minha Comunidade Sábado 29 de fevereiro, 22h30
Neste episódio, conhecemos, em Espanha, uma comunidade utópica na qual a vida cívica é gerida através do Twitter; vemos como um professor se tornou alvo dum linchamento digital; e conhecemos a história dum pai que tem de provar à comunidade da Internet que o seu filho foi realmente vítima de um tiroteio na escola.

8. A Minha Relação Sábado 29 de fevereiro, 23h00
Neste episódio, conhecemos uma mulher que programou o amigo que morreu num chat robô para que possa viver para sempre; uns japoneses que adoptaram um robô infantil com inteligência artificial como um membro mais da família, e uma mãe desesperada que se transformou numa espécie de programa espia para vigiar todos os movimentos do seu filho adolescente.

Acompanhe os novos episódios da segunda temporada de “Dark Net” a partir de dia 8 fevereiro às 22h30, com a estreia exclusiva com duplo episódio no Odisseia.