23 de Junho de 2020

ODISSEIA ESTREIA T2 DE “MEGA-BARCOS”

A segunda temporada de “Mega-Barcos” chega ao Odisseia no dia 6 de julho, com treze novos episódios inteiramente dedicados aos maiores barcos do planeta, alguns dos quais responsáveis pelo transporte de enormes quantidades de mercadorias em ambiente hostil.

“Patrulha Internacional do Gelo”, com estreia dia 6 de julho, é o episódio que dá início a esta série com exibição todas as segundas-feiras, pelas 22h30 e que revela as tecnologias por satélite e aos drones de última geração necessários para garantir que os icebergs não interferem naquela que é uma das rotas de navegação mais importantes do mundo.

O episódio “Escudo Holandês Contra Tempestades” dá a conhecer uma equipa multidisciplinar de profissionais durante a sua corrida contra o relógio para fortalecer a rede de barreiras que se estende ao longo de toda a costa holandesa e que protege mais de 17 milhões de pessoas.

“Metrópoles Marinhas” convida os espectadores a unirem-se aos pioneiros – Seasteaders e Aquatechs – que tentam criar uma civilização nova e que tem como base as cidades flutuantes do futuro, um novo Waterworld.

Em “Hospital Marítimo” podemos conhecer o USNS Comfort, o maior barco-hospital do planeta que tem como missão levar esperança e cuidados médicos aos países mais necessitados.

No primeiro episódio de agosto, “The Riverines”, vamos conhecer a frota de acção litoral da Marinha dos EUA que pode chegar aos lugares mais inacessíveis da costa, refúgio de traficantes, piratas e terroristas.

Nas remotas ilhas do norte da Escócia, está a ser testada uma frota das mais potentes mega-máquinas marinhas alimentadas pela força do oceano para a produção de energia limpa e renovável. Veremos como no episódio “Ocean Electric”.

Em “Controlo de Tráfico Marítimo”, veremos porque é que atracar no porto de Halifax, um íman para os maiores barcos do mundo, exige muita inteligência, sangue frio e um estômago de aço.

“Lanchas de Competição Offshore” é o episódio que se segue e que dá conta de uma disputa no Campeonato Mundial de Motonáutica Offshore na Florida entre um catamarã de alta-velocidade e uma frota de lanchas a motor que podem ultrapassar os 250 quilómetros por hora. Quem sairá vencedor desta prova?

Os “Super-iates” são as embarcações de maior luxo que cruzam os mares e representam o pináculo da tecnologia marinha devido aos seus exigentes padrões de elegância. Com um valor de mercado que pode atingir os seiscentos milhões de dólares, sultões, empresários e celebridades tentam usá-los para confirmar o seu poder e riqueza.

“Guarda Costeira”, “Super Ferry”, “Mega-Submarino” e “Super-Motores” são os episódios finais, com exibição em Setembro, que prometem dar conta da importância crescente do transporte de pessoas e mercadorias através da água e os esforços desenvolvidos pelos engenheiros náuticos para revolucionar o sector com a utilização dos primeiros motores híbridos e de novos sistemas eléctricos.

Não perca a chegada da T2 de “Mega-Barcos” ao Odisseia a partir de dia 6 Julho.