5 de Outubro de 2020

ODISSEIA REVELA “A HISTÓRIA DOS EMIRADOS”

A 16 de outubro, pelas 22h30, o ODISSEIA exibe “A História dos Emirados”, um especial de três documentários, narrados pelo ator Jeremy Irons, sobre esta extraordinária civilização e as suas sofisticadas cidades que, em tempos, ocuparam um lugar central na História da humanidade e foram um dos primeiros centros de comércio do mundo.

No coração da Península Arábica, uma pequena nação tornou-se famosa em todo o mundo pelas suas deslumbrantes cidades modernas e o florescente poder económico do Dubai e do Abu Dhabi. Mas, por detrás dos carros desportivos e dos arranha-céus, esconde-se uma história tão apaixonante como desconhecida.

Ao longo de três episódios, revelamos como as últimas descobertas arqueológicas estão a mostrar a verdadeira dimensão das antigas maravilhas desta terra e o seu legado de mais de 125 mil anos de antiguidade.

Este trabalho surpreendente recupera o esplendor dos Emirados Árabes Unidos através das vozes das suas gentes e de minuciosas reconstruções em 3D.

No primeiro episódio “Domar o Deserto”, para ver sexta-feira, 16 de outubro, pelas 22h30, conheceremos as inovações mais destacadas dos árabes escondidas por detrás de algumas das imagens mais duradouras e românticas desta região, as caravanas de camelos e o seu exuberante oásis. Durante 125.000 anos, as gentes desta região desenvolveram uma grande variedade de formas engenhosas para ultrapassar os desafios que a vida num dos ambientes mais duros do mundo lhes punha.

A 23 de outubro, pelas 22h30, o canal exibe “Domar o Oceano”, um documentário que revela como os povos antigos desta região souberam tirar partido da sua excelente localização no Golfo para encontrar recursos preciosos e forjar vínculos comerciais com todo o mundo, dos antigos mergulhadores em apneia que arriscaram a vida para colher pérolas no fundo do mar, aos comerciantes que abasteceram as maiores civilizações da História, de Roma à China.

O especial encerra a 30 de outubro, pelas 22h30, com “A Ascensão das Super-Cidades”, um documentário que aborda os vários acontecimentos e factores-chave decorridos nos últimos quinhentos anos, que favoreceram o esplendor e o glamour que hoje conhecemos nos Emirados Árabes Unidos. Cabe destacar a ascensão das tribos que lutaram pelo controlo dos diferentes emirados, a intromissão colonial britânica, a luta pela criação duma nova nação e, como é óbvio, a descoberta do petróleo.