26 de Outubro de 2020

“PAIXÃO PELOS ANIMAIS” MOTIVA SÉRIE DOCUMENTAL NO ODISSEIA

Seja no Maláui, na África do Sul, ou em qualquer outra região do mundo, a “Paixão pelos Animais”, nome que dá titulo a este especial de programação no Odisseia, motiva a luta diária de verdadeiros defensores da vida animal, que de 6 a 22 de novembro, às 16h00, irão mostrar um pouco do seu trabalho em campo, as dificuldades e as conquistas em prol da conservação das espécies mais ameaçadas do planeta.

No “Centro de Resgate do Maláui”, série documental de seis episódios, que o Odisseia exibe de 6 a 15 de novembro, a veterinária norte-americana Amanda Salb luta diariamente contra os parcos recursos existentes, as frequentes inundações e os cortes de electricidade, para garantir que o seu trabalho de reabilitação de animais feridos e órfãos, e o seu regresso à natureza com todas as garantias de sucesso, não é posto em causa.

No dia 20 de novembro, o Odisseia estreia o documentário “O Renascer de uma terra selvagem”, que conta a aventura da família Hutchinson que deixa Sidney com o sonho de restaurar Pridelands, na África do Sul, onde pretendem criar um rancho de ecoturismo e trazer de volta os cinco grandes de África, permitindo que a vida selvagem se mova livremente. Têm exatamente nove meses para concluir o sonho africano, o tempo de duração dos vistos.

Na atualidade, três rinocerontes são assassinados pelos caçadores furtivos todos os dias, o que poderá resultar na sua extinção em 2025. “Salvar o rinoceronte”, com exibição no fim-de-semana de 21 e 22 de novembro, é uma série documental de dois episódios que reúne Kevin Pietersen, antigo capitão da seleção inglesa de críquete, o vaqueiro australiano, Matt Wright, o antigo jogador de críquete sul-africano, Graeme Smith, e Petronel Nieuwouldt, uma ambientalista que pôs em marcha uma entidade que cuida de rinocerontes órfãos, para tentar encontrar uma solução.

Se deseja ver ou rever qualquer uma das propostas televisivas do Odisseia, o especial “Paixão pelos animais” é exibido em maratona na sexta-feira, 27 de novembro e no domingo, 29 de novembro, a partir das 16h00.