8 de Março de 2019

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. A ideia de celebrar este dia surgiu no final do século XIX e no início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, devido às lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito ao voto.

A primeira celebração do Dia Internacional da Mulher ocorreu a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres se juntaram numa manifestação em prol da igualdade social. Estas manifestações uniam dois movimentos, o socialista que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas e o movimento sufragista, que lutava pela igualdade de direitos políticos entre homens e mulheres.

Durante a segunda edição da Conferência Internacional das Mulheres Socialistas realizada em Copenhaga a 26 de agosto de 1910, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

O ano de 1975 , foi designado pela ONU como sendo o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de Março adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como principal objetivo relembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente da sua nacionalidade, étnia, religião, língua ou cultura.

De ano para ano, esta data tem ganhado cada vez mais repercurssão passando a ser assinalada e celebrada em todo o mundo. Em muitos países são realizadas conferências e debates onde é debatido o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.

O Odisseia uniu-se a esta celebração mundial e quer celebrar com todos os fãs do canal a figura da mulher na sociedade. Parabéns a todas as mulheres das nossas vidas!