18 de Janeiro de 2023

Uma viagem à Patagónia

 

A Patagónia é uma região localizada na América do Sul, entre a Argentina e o Chile. É conhecida pela sua paisagem deslumbrante, com montanhas cobertas de neve, glaciares, fiordes, lagos de água cristalina e campos verdes. Selvagem e inclemente, aqui, animais e pessoas sobrevivem contra todas as probabilidades.

Aqui estão alguns factos sobre esta região maravilhosa:

1. O nome Patagónia

O seu nome vem da palavra “patagão”, usada pela primeira vez pelo explorador português Fernão de Magalhães para descrever os nativos, por serem demasiado altos comparados com a tripulação.

2. Os glaciares

Alguns dos maiores glaciares do mundo estão na Patagónia, incluindo o Perito Moreno, um dos poucos glaciares que continua a crescer e a mover-se, com mudanças ao longo dos anos.

3. A porta de entrada para a Antártida

A cidade Ushuaia, no arquipélago da Terra do Fogo é conhecida como “o fim do mundo” por ser a cidade mais a sul e o trampolim mais popular para cruzeiros e passeios na Antártida.

4. Uma flora intensa e variada

Com uma grande diversidade de plantas típicas na região, a flora da Patagónia não passa despercebida. Entre os exemplos destacam-se o coihue, uma árvore nativa da Patagónia; o notro, uma pequena árvore perene com flores vermelhas; e o calafate, um arbustro espinhoso cujo fruto comestível é considerado um símbolo pelo seu grande valor patrimonial.

5. Uma fauna com muitas espécies únicas

Alguns dos animais mais emblemáticos incluem o puma, um felino selvagem que vive nas florestas e montanhas; o condor, um enorme abutre que pode ser encontrado nas montanhas; e o guanaco, um camelídeo nativo da América do Sul. Há também uma biodiversidade marinha incrível, com baleias, leões-marinhos, golfinhos entre outros. No lado argentino junto à costa, em Punta Tombo, encontra-se a maior colónia de pinguins-de-magalhães (mais de 1 milhão), uma espécie única de pinguins cujo nome também advém de Fernão de Magalhães.

6. Clima variado

As temperaturas podem variar muito dependendo da altitude e da distância do mar. O clima é temperado e húmido no litoral, e seco e frio no interior.

 

A Patagónia e um lugar único no mundo, um dos últimos lugares virgens do planeta, com ainda muitos segredos e mistérios para serem desvendados.