19 de Setembro de 2018

VIAGEM AO MUNDO DAS DROGAS EM “A FARMACOPEIA DE HAMILTON” NO CANAL ODISSEIA A PARTIR DE 4 DE OUTUBRO

“A Farmacopeia de Hamilton”, uma produção Viceland que o Canal Odisseia estreia a 4 de outubro, leva-nos numa viagem incrível que investiga a história, a química e o impacto social das drogas mais extraordinárias do mundo. Para ver todas as quintas-feiras a partir das 23h30, em episódios duplos.

O roteiro de Hamilton Morris inclui, entre outros, cogumelos mágicos nas densas florestas do México, os quaaludes nos antros de droga da África do Sul, a LSD, a PCP (fenciclidina, também conhecida como pó de anjo) e o peiote, um pequeno cato usado há séculos pelos seus efeitos psicadélicos.

Nos dois primeiros episódios, a 4 de outubro, a partir das 23h30, Hamilton parte para a África do Sul, o único sítio na Terra onde ainda se podem encontrar Quaaludes, para estudar esta droga e depara-se com um historial obscuro de experiências médicas (“A História do Quaalude Sul-Africano”). Depois, viaja pelos EUA ao encontro de adictos, traficantes e químicos para investigar a história da fenciclidina (PCP), desde as suas origens farmacêuticas até à sua fuga para as ruas (“Uma História de PCP Positiva”).

Das florestas celestiais densas de Oaxaca a um vídeo viral de Miley Cyrus, Hamilton investiga a discreta mas extraordinariamente psicadélica planta Salvia divinorum, em “Pastora: A História de Salvia Divinorum” (11 de outubro). A seguir, do império Asteca aos laboratórios subterrâneos, Hamilton explora os cogumelos mágicos com a ajuda de xamãs, produtores clandestinos e etnomicólogos em “Cogumelos Mágicos no México”.

A primeira temporada fecha a 18 de outubro com mais dois episódios. Em “Peixe e Viagens”, Hamilton embarca numa aventura aquática na ilha de Reunião e em Madagáscar para investigar o ictioalienotoxismo e uma história perversa de peixes alucinogénicos. Depois, em “A Escola Lagarto Preguiçoso do Hedonismo”, encontramo-nos com o famoso químico do LSD, Casey Hardison, no deserto do Nevada, e visitamos um herói anónimo da história psicadélica: Darrell Lemaire.

Ainda em outubro, no dia 25, estreia a segunda temporada de “A Farmacopeia de Hamilton”, com a emissão dos dois primeiros episódios. Hamilton embarca numa busca para responder à pergunta mais importante da história da etnoherpetologia e, pelo caminho, descobre o poder do amor (“O Sapo Psicadélico”). Já em “Peiote: O Mensageiro Divino”, viajamos desde as estufas de catos tailandesas aos arbustos espinhosos de Tamaulipan, pela história do peiote com a ajuda de um especialista nativo-americano.